O papel que o líder desempenha dentro da organização é de extrema importância, pois é com ele que a organização pode garantir e estabelecer diferenciais competitivos.
Para o indivíduo que esta nesta posição, conseguir desempenhar as funções e atingir as metas estabelecidas, sua liderança precisa do envolvimento de seus liderados. Já o envolvimento dos liderados está ligado diretamente à motivação individual, pois quando os interesses dos liderados estão de acordo com as proposições do líder, o envolvimento e engajamento são maiores.
Então, o líder precisa entender sobre os fatores de motivação de seus liderados para criar, elaborar e estabelecer relações que proporcionem o melhor desempenho profissional.
Este blog visa trazer questões que possam auxiliar pessoas que já desempenham o papel de liderança, ou que pretendem se aprimorar para desempenhar com sucesso esta função um dia.

Sejam todos muito bem-vindos!

Moderador

¦ Pesquisa Rápida ¦

sexta-feira, 12 de junho de 2009

☻Ela teve de cortar 40 pessoas


Uma das decisões mais difíceis que Elisabete Waller, vice-presidente de aplicativos da fornecedora de software Oracle, teve de tomar na vida foi escolher que pessoas teriam de ser demitidas. "Eu tinha de decidir quem sairia e como isso seria feito", diz. Era preciso cortar 15% do quadro de 250 funcionários. Após consultar um comitê formado por pessoas de sua equipe, Elisabete decidiu conduzir todo o processo em um único dia. Na seqüência, optou por utilizar o histórico de dois anos de avaliação semestral dos funcionários como principal critério para as demissões. "Procuro me basear em fatos e dados, porque contra eles não há argumentos", diz Elisabete. "Também considerei coisas que não estavam no papel, como o grau de motivação das pessoas".
Elisabete passou duas noites sem dormir, ensaiando o discurso que faria aos impactados pelo corte. Após concluir as quase 40 demissões, ela reuniu os demais funcionários e anunciou que os desligamentos estavam encerrados. A transparência do processo decisório fez com que toda a equipe se engajasse na recolocação dos colegas demitidos. "Alguns deles são, hoje, mais meus amigos do que eram na época", diz Elisabete. Após a experiência, ela passou a fazer um exercício todas as noites no caminho de volta para casa. Enquanto dirige, avalia as decisões que tomou e pensa como poderia fazer melhor no dia seguinte. Tomar decisões é o que um executivo mais faz. Em todas elas, tento analisar os efeitos para clientes, parceiros e funcionários, diz Elisabete Waller.
Fonte: Revista Você/SA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

¦ ENQUETES ¦

  • Sua Participação é Muito Importante!!!!

Selecione apenas 3(três) destes benefícios de uma liderança eficaz que para você são mais importantes?

Os temas ou assuntos buscados em Blogs e/ou Sites tem como seu objetivo qual necessidade?

Parabéns, você é o Lider de Número: