O papel que o líder desempenha dentro da organização é de extrema importância, pois é com ele que a organização pode garantir e estabelecer diferenciais competitivos.
Para o indivíduo que esta nesta posição, conseguir desempenhar as funções e atingir as metas estabelecidas, sua liderança precisa do envolvimento de seus liderados. Já o envolvimento dos liderados está ligado diretamente à motivação individual, pois quando os interesses dos liderados estão de acordo com as proposições do líder, o envolvimento e engajamento são maiores.
Então, o líder precisa entender sobre os fatores de motivação de seus liderados para criar, elaborar e estabelecer relações que proporcionem o melhor desempenho profissional.
Este blog visa trazer questões que possam auxiliar pessoas que já desempenham o papel de liderança, ou que pretendem se aprimorar para desempenhar com sucesso esta função um dia.

Sejam todos muito bem-vindos!

Moderador

¦ Pesquisa Rápida ¦

sexta-feira, 12 de junho de 2009

☻Identifique seu modo de liderar

Como é o seu Chefe? Ou que tipo de Chefe você é?

Se você é empregado, elemento de uma equipe de trabalho e até chefe ou gestor, já se deve, com certeza, ter percebido que existem vários estilos de liderança e que cada estilo se adequa a situações específicas.

O estilo ou tipo de líder pode influênciar todos à sua volta: Pode fazer com que todos à sua volta andem felizes da vida ou que todos o detestem. Qual é o seu?

Os estilos de liderança estão definidos na área de psicologia aplicada às empresas e o mundo empresarial, onde se salienta a ação da Project Management. Ou seja, na ação de planejar um projeto: um programa de atividades com o objetivo de se atingir um resultado específico dentro de um orçamento e de um prazo pré-estabelecidos.

Os estilos de liderança definem-se do seguinte modo:

Autocrático: Aquele líder que decide e arrisca sozinho. O seu perfil é ditatorial e controlador. Está mais preocupado com a tarefa ou objectivo a atingir do que com as pessoas e seus subordinados. Deve ser usado em que situações: Naquelas em que não há tempo para fazer consultas. No entanto, desencoraja o trabalho em equipe e por isso deve ser empregado pontualmente e apenas em situações que o exijam.

Analítico: Aquele em que o líder reúne os fatos, observa a situação e analisa antes de decidir. Está mais preocupado com a tarefa ou objetivo a atingir do que com as pessoas e seus subordinados. Deve ser usado em que situações: Naquelas em que existe uma grande pressão em relação a prazos e que seja necessário tomar uma decisão urgente. Também deve ser empregado pontualmente e apenas em situações que o exijam.

Democrático: Aquele em o líder promove a participação e o envolvimento da equipe subordinada nas decisões a serem tomadas. Este estilo encoraja e motiva a equipe e colaboradores. Está igualmente preocupado com a tarefa e objetivos, bem como com os membros da equipe. Deve ser usado em que situações: Deve ser o estilo predominante já que é essencial para que haja um bom trabalho de equipe. Tira maior proveito das capacidades de cada membro da equipe para arranjar soluções e atingir os objetivos.

Laissez – faire (ou o deixa andar): O líder deixa à equipe toda a liberdade para decidir, sem que participe nas decisões. Não atribui responsabilidades nem distribui tarefas. Não controla o trabalho desenvolvido. Preocupa-se mais em ser aceito pela equipe (com a intenção de se tornar ”popular”) do que com a tarefa. Deve ser usado em que situações: Este estilo permite criar uma maior confiança entre o líder e a equipe mas põe em risco a realização do projeto. E é contraditório porque promove o desencorajamento da equipe uma vez que não há controle.

Agora, você já sabe. Já pode identificar se o seu chefe ou você é um freak no controle.
Qualquer que seja a sua postura, adote a maneira que o torne um bom Chefe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

¦ ENQUETES ¦

  • Sua Participação é Muito Importante!!!!

Selecione apenas 3(três) destes benefícios de uma liderança eficaz que para você são mais importantes?

Os temas ou assuntos buscados em Blogs e/ou Sites tem como seu objetivo qual necessidade?

Parabéns, você é o Lider de Número: