O papel que o líder desempenha dentro da organização é de extrema importância, pois é com ele que a organização pode garantir e estabelecer diferenciais competitivos.
Para o indivíduo que esta nesta posição, conseguir desempenhar as funções e atingir as metas estabelecidas, sua liderança precisa do envolvimento de seus liderados. Já o envolvimento dos liderados está ligado diretamente à motivação individual, pois quando os interesses dos liderados estão de acordo com as proposições do líder, o envolvimento e engajamento são maiores.
Então, o líder precisa entender sobre os fatores de motivação de seus liderados para criar, elaborar e estabelecer relações que proporcionem o melhor desempenho profissional.
Este blog visa trazer questões que possam auxiliar pessoas que já desempenham o papel de liderança, ou que pretendem se aprimorar para desempenhar com sucesso esta função um dia.

Sejam todos muito bem-vindos!

Moderador

¦ Pesquisa Rápida ¦

sexta-feira, 19 de junho de 2009

☻Peter Koestenbaum é consultor e escritor de vários livros ligados ao tema Liderança

O que é Liderança para você?
"Os líderes autênticos são pessoas que já absorveram a verdade fundamental da existência: que não é possível fugir das contradições inerentes à vida. A mente de liderança é ampla. Ela tem espaço para as ambigüidades do mundo, para sentimentos conflitantes e idéias contraditórias. Segundo Koestenbaum, o atributo principal da liderança é a capacidade de administrar as polaridades. Elas são inevitáveis em todos os aspectos da vida: queremos viver, mas não podemos fugir da morte. Como posso me dedicar plenamente à família e também ao trabalho? Sou chefe ou amigo? Amante ou juiz? Como conciliar minhas necessidades com as de minha equipe? Paradoxos como estes são parte da vida. Toda interação comercial ou de trabalho é uma forma de confronto – um conflito de prioridades, uma luta de dignidades, uma batalha de idéias. Não se trata de um convite para você travar uma batalha épica entre bem e mal, certo e errado. É preciso tomar cuidado para não bater com a cabeça na parede. As polaridades fazem parte da ordem natural das coisas. Como agimos, como reagimos a essas polaridades – é assim que a grandeza se diferencia da mediocridade. Isso não significa que não sejamos obrigados a tomar decisões. Tomar decisões difíceis é exigência diária da liderança. Os líderes precisam contratar e demitir, lançar novas estratégias e arriscar investimentos, e tudo isso pode gerar estresse e sentimento de culpa. A presença de culpa não é conseqüência de ter tomado a decisão errada, mas da própria escolha. E essa é a condição humana: você é um ser que faz opções. Administrar polaridades nos ensina que não existem soluções, apenas mudanças de atitude. Quando confronta as polaridades em sua vida, você perde suas ilusões arrogantes e auto-indulgentes e percebe que o alvo da piada é você mesmo. A compreensão dessa mensagem imediatamente o transforma num ser humano mais digno de crédito. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário

¦ ENQUETES ¦

  • Sua Participação é Muito Importante!!!!

Selecione apenas 3(três) destes benefícios de uma liderança eficaz que para você são mais importantes?

Os temas ou assuntos buscados em Blogs e/ou Sites tem como seu objetivo qual necessidade?

Parabéns, você é o Lider de Número: